Dizer que funcionários saudáveis produzem mais pode parecer uma campanha de incentivo para máquinas de qualidade, bem ajustadas. Brincadeiras à parte, empresas querem pessoas produtivas e nós mesmos, profissionais, queremos ser produtivos. E queremos ter saúde. Então não há nada de mal em atrelar uma coisa à outra. Afinal, todo mundo trabalhando bem e feliz, produzindo coisas boas e criativas, é o melhor dos mundos. Não é?

As empresas modernas já entendem que fazer gestão do capital humano é determinante para que obtenham sucesso no atual mercado tão competitivo. Isso vale para todos os segmentos. As empresas sabem que precisam se movimentar para inovar no mercado e que precisam de pessoas para isso. Portanto, aquelas que valorizam cada profissional são estrategicamente fortes e têm resultados superiores aos seus concorrentes, sendo elas pequenas, médias ou grandes.

Melhorar a percepção da empresa e aumentar a produtividade dos seus colaboradores, criando novas políticas de melhorias às condições de trabalho e bem-estar das equipes é, portanto, um grande plano. Tão grande quanto o de investir em inovações, afinal, não se cria nada sem pessoas. As novas tecnologias empregadas são somente os meios escolhidos para desenvolver novos produtos e serviços. Para novas necessidades humanas.

Então é gente criando para gente, já que todos anseiam cada vez mais por praticidade no dia a dia. Isso muda a nossa forma de viver, de trabalhar, de se relacionar e viver.

Sabemos que empresas de sucesso valorizam seus funcionários. Agora, se você está pensando que as políticas que visam o bem-estar da equipe são exclusividade das grandes corporações, é um engano. Implantá-las, efetivamente, nas pequenas e médias empresas pode ser mais fácil do que parece, já que o número de colabores é reduzido e os resultados podem ser mais rápidos. Com mudanças na qualidade de vida, a melhora do desempenho coletivo costuma ser gritante.

Para Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada são os aliados do adoecimento e da perda de produtividade nas empresas. Por isso é tão importante que elas tenham políticas que incentivem terapias ocupacionais e de saúde.

A verdade é que as empresas precisam de um plano para enfrentar esses problemas e promover o bem-estar da equipe. Listamos aqui 5 deias de atitudes e benefícios corporativos para motivar a equipe a trabalhar de forma mais saudável e melhorar diretamente seus resultados em produtividade. Só implantar e conferir:

 1- Analise o ambiente de trabalho e promova o bem-estar

Tudo começa com a avaliação da estrutura e do clima no ambiente de trabalho. Como gestor, analise como é os diferentes setores da sua empresa, especialmente com base nos seguintes itens: higiene, ergonomia, claridade, segurança e proteção.

Essa análise envolve a altura correta de cadeiras, apoio de cotovelo e tela de computador, bem como condições ideais de ventilação, temperatura, iluminação e possíveis riscos de acidente. É preciso ter alguém responsável por cuidar disso e tomar decisões para investir em melhorias, no caso em que haja necessidade.

Pense em ideias para combater o sedentarismo e promover a ergonomia desse ambiente, para promoção de bem-estar. Ouvir os colaboradores com relação a isso em cada setor pode ser enriquecedor. Afinal, uma das queixas mais frequentes de colaboradores das pequenas empresas é o excesso de tarefas durante sua jornada de trabalho. Se houver algum espaço para momentos de relaxamento, a qualidade de produção pode melhorar.

 2- Gere mudanças na cultura empresarial

 Mais do que adotar políticas de bem-estar coletivo e qualidade de vida individual, a empresa precisa criar um ambiente favorável, para que as mudanças realmente aconteçam. As pessoas precisam conhecer os valores e propósitos de onde trabalham. Ter um entendimento amplo e restrito de onde está e para onde deverá ir. Isso vale para a sua visão em relação à empresa, mas também sua própria carreira.

Novos hábitos podem ser adotados a partir de uma percepção do que é saudável para a maioria. De novo é preciso que os funcionários sejam consultados sobre o que pensam e sentem com relação ao seu dia a dia e percepção da empresa como um todo. Os feedbacks podem gerar muitas ideias e contribuir para um resultado efetivo e lucrativo para a empresa;

3- Incentive os cuidados com a saúde

É preciso estimular políticas para o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Isso inclui momentos fora da empresa, de preferência para combater o sedentarismo, com aulas de yoga, pilates, alongamento ou ginástica laboral. Se houver espaço para caminhar pela empresa, a iniciativa é muito válida e atende a todos. Convênios com planos de saúde para oferecer palestras, avaliações físicas e distribuição de material educativo para os colaboradores é algo essencial. É preciso que seja um plano que atenda as necessidades do segmento e seu colaborador;

4- Crie regras claras para equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Nem todas as empresas possuem uma política clara sobre a jornada de trabalho e flexibilidades aceitas com relação à carga horária de seus funcionários. É preciso que haja regras claras sobre quantas horas cada colaborador deve permanecer em seu ambiente de trabalho ou dedicado à atividade. Especialmente se ele estiver trabalhando à distância. Se ele for atuar por projeto, cabe às partes definir claramente e de forma viável cada prazo para que haja condição de dividir bem o tempo entre as obrigações profissionais, a educação, família e lazer.

Ao contrário do que muitas empresas valorizam, o colaborador não deve trabalhar dia e noite, mas ser estimulado a ter um hobby e momentos de descanso fora da organização. Investir em cursos dentro e fora de sua área de atuação é também muito válido para que sempre aprenda e pense coisas novas. Firmar parcerias e convênios com academias ou entidades, como o Sesi ou Sesc, pode ser um ótimo estímulo. Elas oferecem atividades esportivas e culturais a preços acessíveis;

5- Motive a equipe por meio de benefícios

 Não é fácil manter uma equipe motivada, mesmo investindo na contratação de profissionais capacitados, estimulando a diversidade e o crescimento individual. A cansativa rotina costuma gerar desgastes e a dificuldade de retenção desses colaboradores é uma realidade. Treinar novas pessoas também é um desafio para a maioria das empresas, o que faz com que procurem por profissionais “prontos” para o mercado, algo cada vez mais difícil, considerando que o mercado de trabalho vive em constante mudança.

 Mas, uma boa equipe merece receber bons benefícios, não merece? Não precisa ser algo como compensação pelos resultados ou funcionar na base da troca. Existem diversas maneiras de fazer isso. Um deles é contribuindo com a saúde dos colaboradores.

Se acreditamos mesmo que “O importante é ter saúde”, colaborar com a manutenção da saúde do seu time é algo que se deve levar à sério. Isso começa com oferecer um bom plano empresarial de saúde e odontológico, de preferência estendido à família. Embora não sejam obrigatórios, esses benefícios são excelentes estratégias para promover a segurança e a tranquilidade dos seus colaboradores.

Os benefícios mais comuns são: planos de saúde e odontológico; incentivos na alimentação, como alimentação local, vale alimentação, vale refeição e cestas básicas. Ações contra o sedentarismo; acesso à cultura, passeios e viagens; incentivos a cursos de qualificação, educação e idiomas. Por último, auxílio-creche e berçários para seus filhos.

Após o que é considerado básico, as empresas podem ser criativas e oferecerem convênios a custos baixos, como em clubes. Esse tipo de atitude pode funcionar como um fator bastante motivador e de interação social. Quanto mais assertivos forem os benefícios, mais os colaboradores se sentirão valorizados e empenhados no desenvolvimento de suas atividades.

Quer um exemplo? Empresas como a Mastercard e a Natura abriram a possibilidade para o colaborador ter um “day off” no seu aniversário. A Natura ainda dá de presente um vale a ser usado na loja VIP da empresa. Pense no quanto isso é de fácil implantação, ao mesmo tempo, importante para cada pessoa? E custa um dia por ano à empresa, algo que ainda pode ser negociado.

Descontos em restaurantes, academias, farmácias e em produtos e serviços é uma boa também. Crie parcerias com empresas, lojas e estabelecimentos comerciais. Acredite: são essas pequenas ações que motivam os colaboradores, e os tornam muito mais dispostos a promover um bom trabalho e também promover a empresa. E é exatamente isso que faz com que esse caminho seja a melhor escolha.Claro que isso só não basta, mas é um ótimo começo.

Gostou das dicas?

Bom, sabemos que trabalho é algo sério e não diversão a todo momento. No entanto, trabalhar para aumentar a motivação e auto-estima de suas equipes é fundamental para um bom gestor, porque ajuda a formar pessoas e conquistar melhores resultados para a empresa.

Fazer com que um colaborador se sinta especial é, sem dúvida, uma grande fonte de motivação para a rotina do dia a dia. Criar um bom ambiente de trabalho ajuda na retenção de talentos e diminui a rotatividade dentro da sua empresa. Então, pense com carinho nessas ideias e corra para os seus objetivos!

Deixe um comentário