Os benefícios da prática de atividade física são óbvios para a saúde, certo? Não sei se você também sabe, mas essa prática realmente exerce impacto direto no ambiente profissional. Isso já é comprovado em pesquisas e vêm influenciando a forma de atuar de muitas empresas, especialmente as startups, que possuem novo formato de cultura organizacional.

A adoção de um estilo de vida saudável e com movimento traz benefícios e melhorias não só na qualidade e no tempo de vida do indivíduo, mas no resultado,  produtividade, economia e lucro de uma empresa. 

Segundo estudo feito com 200 pessoas, pela Universidade de Bristol, do Reino Unido, o impacto dos exercícios físicos sobre a produtividade é algo imediato. Os participantes avaliaram um dia com exercício e outro sem. Nos dias de treino, o aumento no poder de concentração foi de 21%. Do total, 41% mostraram maior motivação para trabalhar e 25% terminaram o trabalho antes do tempo.

Diante desses aspectos positivos, cada vez mais os gestores investem em iniciativas assim para seus colaboradores. Com menor índice de ausência no trabalho por motivos de saúde e maiores índices de desempenho, qualidade e produtividade, o investimento é mais do que justificável.

Investir na saúde preventiva dos colaboradores representa investir no maior patrimônio de uma empresa: as pessoas. 

Como gestor, vale a pena pensar nessas ações e convênios de saúde, levando em conta os números que eles podem proporcionar para a organização como um todo. Muitos empregadores já perceberam essa relação e tentam oferecer, seja dentro da organização ou em espaços em parcerias, opções para que seus funcionários se interessem por algum tipo de exercício.

Na prática, não parece tão fácil oferecer e impor essa mudança para alguém que pode nem desejar. Nem sempre funciona, na prática, para nós mesmos. Mas, assim como fazemos pelo exemplo para um filho, as ações de incentivo por parte da gestão da empresa, colocada como parte da sua cultura, pode ser o melhor caminho para uma mudança efetiva.

Startups incentivam a prática de exercícios no lugar de vida sedentária

Com o avanço das tecnologias, cada vez mais somos incentivados a levar uma vida sedentária. Apesar das campanhas contrárias e a proliferação no números das academias de diferentes modalidades, pesquisas apontam que menos de 8% da população realmente pratica uma atividade física de forma regular.

Nem todos ainda investem nessa ideia, mesmo sabendo que a prática individual e em equipe geram uma série de vantagens, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. 

As startups, apesar voltadas à tecnologia, entendem que não se faz inovação sem pessoas. Por isso, valorizam e incentivam a prática de atividade física dos seus colaboradores no lugar da inércia. Isso porque sabem que a atividade física melhora a criatividade, o desempenho e a produtividade dos seus colaboradores.

Modernas, as organizações exponenciais visam um crescimento também exponencial, portanto, valorizam as mudanças de hábitos e atitudes. Por meio da prática do exercício físico, a melhora acontece não só na qualidade de vida dos colaboradores, mas no desempenho e produtividade de cada um.

Para Alfonso Gutierrez, diretor de Recursos Humanos da Decathlon Brasil, startup que tem como missão tornar o esporte acessível ao maior número de pessoas, essa motivação começou com os colaboradores que já eram esportistas apaixonados e, por isso, esse é um dos critérios de recrutamento. 

Para ele, “o exercício durante o horário de trabalho, como antes, durante ou depois de reuniões coletivas ou individuais de decisão, quebra o gelo, aproxima as pessoas e ajuda a construir um relacionamento de confiança entre as partes, que teriam uma conexão somente profissional. Um ambiente de trabalho fluido tem papel fundamental no bem-estar do colaborador.”

As empresas devem, segundo especialistas na área do esporte, incentivar cada trabalhador a praticar a atividade que mais lhe agrada e que o faz se sentir bem. Isso pode começar com a experimentação de uma modalidade nunca praticada, para que os colaboradores possam ter uma experiência esportiva rica e, eventualmente, descobrir novas práticas com as quais se identificam e lhe dão prazer. 

Aproveitando ainda este case de sucesso da Decathlon, Gutierrez revela que a Decathlon notou que a sinistralidade média no plano de saúde passou a ser 30% menor entre os funcionários que adotaram uma vida mais ativa em relação aos colaboradores que não se exercitam. A análise foi feita a partir dos colaboradores que usam o benefício de incentivo ao esporte oferecido pela empresa, por meio do Gympass. 

O percentual custeado, neste caso, sobre o gympass é de 27%. Hoje, a empresa tem 70% de colaboradores usuários do cartão. Por isso, um convênio com academias, convênios de saúde e realização de atividades conjuntas com essas empresas podem ser ótimas opções. 

Você ainda incentivar e manter: grupos de corrida corporativos; grupos de caminhada; eventos e torneios esportivos mistos ou não; ginástica laboral; avaliações físicas com palestras nutricionais e workshops, além de quick massage.

Vale a pena ser criativo e investir! Você, seus colaboradores e sua empresa só têm a ganhar!

Gostou deste texto ou ele foi útil para você e sua empresa? Esperamos que sim. Acompanhe nossos conteúdos no nosso blog: http://blog.pentagonoadm.com.br/

Deixe um comentário