O papel do gestor de RH (Recursos Humanos) tem sofrido mudanças significativas após as alterações constantes nas relações de trabalho e na cultura e valores das empresas. Tanto para as novas corporações e startups, que possuem inovação no seu DNA, quanto àquelas que se modificam para se adequar às transformações digitais. A verdade é que seu valor tem sido realmente destacado dentro das grandes corporações.

O papel RH parece cada vez mais sair do campo de controle e ir para o comando, lugar que ele sempre deveria ter ocupado, na prática, quando se pensa nas relações interpessoais e em pessoas. Isso porque ele é quem realmente constrói a estratégia de cultura da organização. É ele quem dá suporte para as demandas relacionadas às pessoas e possui expertise sobre o comportamento humano. Devendo, portanto, pensar nas decisões sustentáveis, junto com a diretoria.

Como parceiro que ajuda na sustentação do negócio, o gestor de RH sempre teve papel essencial na gestão de mudanças organizacional, mas nem sempre foi tão ouvido.

Diante da preocupação com custos, muitas vezes o Departamento de Finanças ou a diretoria acabavam por inviabilizar determinados projetos, sem perceberem que as pessoas e os processos devem ocupar o mesmo grau de preocupação que os produtos dentro do ambiente corporativo.

Este profissional, nas empresas e indústrias 4.0, não recebem mais apenas as informações e demandas, mas participa diretamente das ações estratégicas. 

O RH das empresas inovadoras envolve o departamento, além do relacionamento e a gestão da equipe. O poder de decisão e acesso às informações é maior e ele deve ser um dos pilares principais na gestão das empresas para que ela alcance seus objetivos futuros. 

Consultoria de benefícios deve atuar com gestores

Por isso, quando há um trabalho de consultoria externa atuando para ajudar a mapear comportamentos e processos dentro de uma empresa, como a Consultoria de Benefícios, por exemplo, ela deve envolver os gestores de RH e de Finanças, igualmente. 

Quer seja com o objetivo de adequar benefícios pagos para evitar desperdícios, quer seja para repensar novos benefícios, este trabalho conjunto permite o controle dos custos e sua atualização. 

Se a Saúde é o segundo maior investimento para uma empresa, perdendo apenas para a folha de pagamento, é preciso dar mais valor para esta análise consultiva. 

Entre as açoes costumeiramente implementadas pela Consultoria de Saúde Pentágono, quando contratadas para analisar a empresa, estão as campanhas orientativas para os colaboradores e familiares, além dos programas de qualidade de vida, temas aos quais o Departamento de RH tem total interesse. 

Por meio de reuniões de comitês formados pela consultoria, o profissional do RH, o profissional de Finanças e o médico do trabalho da empresa, por exemplo, resultados apurados do sistema de gestão podem ser analisados e melhor interpretados. Isso é fundamental para a  tomada de decisões precisas por parte dos gestores das empresas, em qualquer área. 

Clique aqui e leia mais no nosso blog!

Deixe um comentário