Nem todos os empresários conseguem admitir mas, apesar das atuais relações de trabalho valorizarem novas experiências e desafios, estimulando a troca de empresas, a alta rotatividade de funcionários costuma estar ligado às fraquezas das empresas.

Reter os colaboradores, especialmente após investir tanto neles, é um grande desafio para os gestores atuais.

Sabemos sobre a importância de engajá-los para melhorar o resultado final nos negócios. De preferência fazendo com que eles estejam alinhados aos seus valores e objetivos para o futuro. Você pode prosperar mais rapidamente se puder contar com um time integrado. 

Para isso, é preciso entender quais são os principais motivos que costumam levar à falta de comprometimento da sua equipe com o seu negócio. E, consequentemente, ao turnover, como é chamada a alta rotatividade.

Os principais problemas que levam ao grande número de pedidos de demissão se referem à cultura organizacional, processos falhos e falta ou excessos na liderança. Muitas vezes ela é imposta e não condiz com a cultura que a empresa prega. Por isso, não se alinha aos valores dos colaboradores que nela trabalham. 

Segundo pesquisas, a falta de reconhecimento e valorização profissional, assim como clima pesado com a chefia, são alguns dos motivos que fazem com que as pessoas desejem trocar de empresas. 

Claro que há outros aspectos e condições de trabalho peculiares de algumas categorias e segmentos. Mas o maior motivo mesmo, que faz com que as empresas tenham demissões e grandes números de faltas, com alto volume de atestados médicos recorrentes, é a falta de motivação. 

A falta de um propósito claro e nas definições das funções são outros fatores que geram instabilidade, acarretando prejuízos e perda da qualidade na prestação dos serviços oferecidos por uma empresa ou startup. A desmotivação pode afetar o todo ou um departamento específico. Isso é algo que pode ser analisado e medido com ajuda de uma consultoria externa.

A desmotivação pode levar a um quadro de alta rotatividade, algo que você precisa impedir. Esse é um enorme desafio para qualquer empresa, de todas as áreas, já que contratar um funcionário custa muito e perdê-lo ainda mais. Além de despesas com salário, existem os benefícios, recrutamento e integração. 

Capacitar, atualizar sobre conhecimentos técnicos e inserir o novo colaborador à cultura de uma empresa não é tarefa fácil. Ela ainda tem que lidar com a curva de aprendizado. Pesquisas indicam que pode levar até 2 anos para que o novo contratado seja completamente produtivo.

Por isso, é preciso capacitar por meio de treinamentos, motivar com benefícios e dar voz aos colaboradores, incentivando seus talentos e a vontade de acordar todos os dias para se doar a um projeto compartilhado. Assim, não vão querer trocar de ambiente de trabalho, nem ficar doentes, em casa, porque sabem que fazem parte de um plano maior e algo importante a ser realizado. 

Investir na saúde preventiva é a dica de ouro. Oferecer bons benefícios e manter um clima favorável de trabalho entre os departamentos pode melhorar muito os índices de turnover e de absenteísmo (falta no trabalho).

Quer saber mais sobre isso e se preparar? Mantendo seus colaboradores felizes na sua empresa por muitos anos?

Então confira 8 dicas para motivar funcionários e evitar a rotatividade na sua empresa:

 

    1. Avalie as razões da rotatividade de funcionários e aceite feedbacks: a dica número um não poderia ser outra. Detecte porque seus funcionários deixam você e sua empresa. Ouça as sugestões dos novos membros da equipe, as opiniões muitas vezes ricas dos antigos e novos. Também ouça seus clientes de forma aberta. Crie canais para isso, como pesquisas, canais de comunicação, como formulários no site e nas mídias sociais. Ter coragem para receber feedbacks faz com que você possa crescer e melhorar significativamente como empresa e marca; 
    2. Pense em estratégias de motivação e benefícios: implemente ações para estimular os funcionários a se sentirem valorizados e desejarem continuar na empresa por muito mais tempo. Uma ideia é ter um plano de carreira interessante, incentivar a reciclagem por meio de estudos e oferecer benefícios além das questões salariais. Planos de saúde, seguros de saúde e de vida, participação nos resultados e prêmios para desempenho ainda contam muito.  As empresas devem fazer o que estiver ao seu alcance para reduzir ao máximo o número de descontentamento dos seus funcionários. Assim, eles vão trabalhar mais e, consequentemente, render mais; 
    3. Capacite sua equipe por meio de treinamentos e reciclagens: todo mundo quer se sentir em pleno crescimento e evolução. Mesmo aqueles que valorizam a estabilidade e zonas de conforto. Funcionários confiantes rendem mais, atendem melhor os públicos internos, externos e evitam retrabalhos, porque fazem com amor e dedicação suas tarefas. Com tantas inovações tecnológicas, vale muito incentivar a boa comunicação interna e treinamentos, tanto técnicos quanto humanos. Cursos, palestras e aperfeiçoamentos diversos são excelentes para que os colaboradores adquiram novos conhecimentos e passem a cultivá-los dentro da cultura corporativa. Isso permite que funcionários se tornem capazes de desempenhar outras funções e cumprir novas tarefas, o que é um ganho para qualquer empresa: 
    4. Respeite o limite físico e mental dos seus trabalhadores: segundo o Report de Engajamento 2015 do TINYpulse, quase 70% dos empregados sentem que não há horas suficientes na semana para realizarem seus trabalhos. O fato de ter coisas demais para fazer não é algo motivante. É importante que os prazos colocados sejam viáveis, porque, dessa forma, as exceções serão respeitadas e não virarão regras. É preciso que haja equilíbrio entre vida e trabalho, senão ele poderá ser temporário; 
    5. Reconheça os talentos e não dê tratamento diferenciado: a falta de reconhecimento pelo trabalho, empenho e dedicação extra, assim como perceber tratamento diferenciado, geram insatisfação e um clima ruim na empresa. Os atritos que surjam entre a equipe devem ser resolvidos pelo líder, que precisa se posicionar de forma justa, sem privilégios. Claro que isso não quer dizer que não devam ser respeitadas as hierarquias. Os erros devem ser apontados de forma assertiva, mas com respeito, sem que haja sensação de assédio. Vale muito elogiar os grandes acertos e incentivar talentos, inclusive alternando funções; 
    6. Remunere de forma justa e ofereça benefícios: tente sempre pelo menos equiparar os salários dos seus colaboradores com seus concorrentes de mercado, de acordo com cada função ou cargo. Se as remunerações forem mais ou menos semelhantes, você terá mais chances de segurar os talentos por mais tempo na sua empresa. Oferecendo um clima legal e benefícios para a sua saúde, crescimento profissional e lazer, as chances são ainda maiores. Segundo uma pesquisa da Report, quase 25% dos empregados deixariam seus empregos por um aumento de 10% em outro lugar, mas nada substitui a segurança, estabilidade e tranquilidade num ambiente de trabalho. Saiba que não cumprir promessas, como participação nos lucros e treinamentos pagos, piora o quadro de insatisfação; 
    7. Alinhe a cultura organizacional aos valores da empresa: quando os funcionários entendem e estão alinhados com a cultura e valores da empresa, eles cumprem suas funções e colaboram de forma mais motivada, saudável e produtiva. Procure harmonizar o ambiente de trabalho, afinal, há mais produtividade em um ambiente no qual há bom entendimento e os colegas se ajudam mutuamente. Não é à toa que cada vez mais valorizam-se os chamados softs skills, ou seja, questões comportamentais. Empatia, simpatia, flexibilidade e outras qualidades têm feito a diferença nas grandes organizações. Estas pessoas querem o mesmo de suas empresas; 
    8. Fique de olho na atuação da sua liderança: nem todo gestor é um bom líder, mas essa função deve ser, de alguma forma, designada. As pessoas seguem líderes e gostam disso. Avaliar como está essa relação pode ajudar muito a descobrir se por isso os funcionários podem estar descontentes ou deixando a sua empresa. As trocas de cargos e funções podem ser uma das soluções;

Este artigo foi útil? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você manter seus funcionários motivados e com sucesso em suas ações. Invista nisso e deixe que todos estejam por dentro de seus planos. Sua empresa não chegará lá sem eles!

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